quinta-feira, 10 de julho de 2014

lendas da cerejeira



LENDA DA CEREJEIRA
Nesta época do ano, as cerejas fazem a sua aparição nas lojas e supermercados, anunciando com as suas cores quentes e garridas que já estamos no Verão. Vou, por isso, contar-vos a lenda da cerejeira, uma árvore muito apreciada no Japão e, em particular, pelos samurais.
Japanese cherry tree
Cerejeira do Japão no Jardim Botânico de Genebra
Segundo essa lenda, vivia há muitos anos em Iyo um samurai muito velho; tão velho que já nem tinha família nem amigos vivos. O único ser a que ainda podia dedicar o seu amor era uma velha cerejeira que os seus antepassados tinham plantado e à sombra da qual o velho samurai tinha brincado enquanto criança. A mesma árvora em cujos ramos os membros da sua família tinham pendurado, durante gerações e gerações, pequenos pedaços de papel onde haviam escrito belos poemas de louvor à velha árvore.
Mas um dia, ó tristeza, a velha cerejeira começou a definhar e depois morreu. Os vizinhos do samurai vieram plantar uma nova cerejeira, mas para o velho samurai a morte da árvora era um sinal de que a sua vida também estava a chegar ao fim.
Então, dirigiu-se à cerejeira cujo tronco ainda se erguia altaneiro no meio do jardim familiar e fez um último desejo: a cerejeira deveria florir ainda uma última vez. E o velho samurai prometeu que se o seu desejo fosse realizado, esse seria o momento para ele próprio morrer também. A velha cerejeira voltou a dar flor, embora fosse Inverno, e ali mesmo sob os seus ramos o velho samurai cometeu harakiri. O sangue ensopou o chão e chegou às raízes da velha cerejeira, e ela floriu uma vez mais.
Segundo ainda a lenda, desde esse dia a velha cerejeira dá flor todos os anos pelo aniversário da morte do samurai. Dizem que é no sexto dia do primeiro mês do ano, bem mesmo no coração do Inverno.


A flor dos animes 
Caio de Souza
 
Ela está presente em animes como “Sakura Card Captors” e “Sakura Wars”. Conheça hoje um pouco mais sobre a flor de cerejeira que, no Japão, é símbolo da felicidade, da honra, e do espírito otimista de se viver.

O Poder da Cerejeira
Há muitos séculos a cerejeira é celebrada extra-oficialmente como flor nacional do Japão - ou 'Sakura', como ela é chamada na terra do sol nascente. O simbolismo dessa flor integra toda a flora japonesa, e é o símbolo maior de felicidade.
Dizem os antigos, também, que uma das maiores honrar para um samurai (ou outra pessoa de um nível social mais baixo) era morrer em um campo coberto por pétalas de cerejeira.
E é por isso que as folhas de cerejeiras possuem um simbolismo tão especial - mesmo nos animes e mangás. Chuvas de pétalas de cerejeiras têm o poder de coroar momentos de felicidade, ou mesmo combates belíssimos, onde somos remetidos à honra dos combate dos antigos samurais.
Existe até mesmo um festival dedicado somente à flor de cerejeira. Ele é chamado de 'Hanami', e acontece no final de março ou começo de abril, na época em que as mais de 400 espécies de cerejeira - lembrando, também, que algumas delas possuem exclusivamente somente flores brancas - do Japão atingem, ao mesmo tempo, seu esplendor, e suas flores começam a cair.
É um festival simples, mas belíssimo, onde centenas de milhares de pessoas se reúnem em enormes pique-niques em parques e bosques, sentados sob as árvores de Sakura, e contemplam a natureza e celebram a felicidade – sempre bebendo muito sakê (tradição que também faz parte do ‘Hanami’).
As famílias passam praticamente o dia todas reunidas, até depois do pôr-do-sol, onde normalmente os festivais são encerrados com incríveis shows de fogos-de-artifício, e a encenação de muitas lendas envolvendo a lendária flor.
Uma das lendas sobre uma espécie de cerejeira - conhecida hoje como Ubazakura (Cerejeira da ama-de-leite), possui mais de 300 anos. Segundo ela, o desejo de morte de uma bondosa ama-de-leite foi que uma muda ornamental de cerejeira fosse plantada em um templo como forma de agradecimento por uma graça atendida. A graça em questão, no entanto, foi a concretização do pedido da mulher, e morrer no lugar de sua amada afilhada.
Naquele mesmo dia, os homens e mulheres da vila plantaram uma muda de cerejeira, e a batizaram de Ubazakura. Diz a lenda, também, que até os dias de hoje, no aniversá da ama-de-leite, essa cerejeira despeja uma chuva de pétalas cor-de-rosa e brancas.

Flor da Cerejeira – Lendas e Símbolo
O significado da flor da cerejeira (Sakura), considerada a flor-símbolo do Japão provém de lendas e crenças. Sakura é uma modificação do nome sakuya, proveniente da princesa Kono-hana-sakuya-hime, a qual os japoneses veneravam no topo do Monte Fuji. Acredita-se que a princesa tenha caído dos céus sobre uma cerejeira. 
Outro aspecto de forte significado do sakura é sua ligação com os samurais. No período feudal, a vida desses guerreiros era comparada à efemeridade da flor de cerejeira, que durava apenas três dias na primavera.
Da mesma forma eram os samurais, sempre dispostos a dar suas vidas em nome de seus mestres. Também conhecida como "flor das flores" no arquipélago, hoje o sakura faz parte da padronagem de quimonos e acessórios decorativos. 

Nenhum comentário:

Translate